Vitrectomia Posterior

Vitrectomia Posterior

O que é vitrectomia posterior?

Vitrectomia posterior ou vitrectomia via pars plana: É um procedimento cirúrgico no qual o vítreo é removido com o objetivo de tratar doenças relacionadas a retina e/ou o humor vítreo, como o descolamento de retina por rotura ou tração, complicações da retinopatia diabética, complicações pós-cirurgia de catarata, buraco macular, membrana epirretiniana, hemorragia vítrea, crescimento exagerado de novos vasos sanguíneos na retina, corpo estranho na cavidade vítrea após trauma ocular.

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia de vitrectomia  é indicada para o tratamento de algumas doenças ligadas à retina e ao humor vítreo. O vítreo está em contato íntimo com a retina e, por esse motivo, a vitrectomia é indicada para tratar diversas doenças dos olhos em destaque: descolamento ou tração na retina, complicações da retinopatia diabética, complicações pós-cirurgia de catarata, buraco macular, membrana epirretiniana, acúmulo de sangue na cavidade vítrea, crescimento exagerado de novos vasos sanguíneos na retina, corpo estranho na cavidade vítrea após trauma ocular.

Como é realizada a cirurgia de vitrectomia?

A cirurgia de vitrectomia  tem por objetivo remover parcialmente ou totalmente o vítreo, cuja função é absorver impactos e manter a estrutura do globo ocular. O procedimento é realizado em ambiente cirúrgico com anestesia local com sedação ou geral. Quando em crianças, a anestesia é sempre geral. Na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico pode ter riscos e complicações. Durante o processo de recuperação é comum que os olhos fiquem mais sensíveis e avermelhados. Os cuidados do pós-operatório são extremamente importantes para evitar infecções e ao aumento da pressão intraocular.

Por isso, é necessário que o paciente siga todas as orientações médicas a fim de evitar infecções ou um novo procedimento cirúrgico.