Degeneração Macular relacionada à idade (DMRI)

DMRI - Degeneração Macular Relacionada à idade

O que é DMRI (Degeneração Macular relacionada à idade)?

DMRI degeneração macular relacionada à idade é uma doença multifatorial e uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos de idade. Os fatores genéticos desempenham papel fundamental na ocorrência da DMRI, mas a patogênese permanece obscura, e os fatores de risco não estão bem estabelecidos.

Estudos sugerem um maior risco de incidência nos indivíduos da raça branca, fumantes e indivíduos com maior índice de massa corporal.

As características iniciais da doença são o aparecimento de lesões (drusas) de coloração amarelada localizadas sob a retina, a camada de tecido sensível à luz na parte de trás do olho.

Isso pode desencadear um processo de degeneração nas células responsáveis por transmitir as imagens para o cérebro em forma de luz, via sinais elétricos.

Acredita-se que a falta de hábitos saudáveis possa contribuir ou acelerar o surgimento das drusas.

A doença apresenta-se de duas formas: seca (não exsudativa), ou neovascular (exsudativa).

DMRI seca (não exsudativa)

Na forma seca a lesão é progressiva, o que leva à atrofia secundária dos fotorreceptores e perda gradativa da visão.

Neovascular (exsudativa)

Na forma exsudativa há o aparecimento de uma membrana neovascular sub-retiniana que altera a anatomia macular, permitindo o extravasamento de líquido (soro e/ou sangue). Geralmente mais rápida e acentuada do que se observa na forma seca, pode levar à perda irreversível da visão.

Tratamento para DMRI

As opções de tratamento para a forma DMRI úmida consiste nas injeções intravítreas mensais de Anti Vegf. Entre a opções temos: Avastin, Lucentis ou Eylea.

A doença não tem cura, mas tais medicamentos ajudam no controle da DMRI.

Nos casos de DMRI seca podemos observar (conduta expectante) ou se utilizar de vitaminas (Areds Dois) para retardar a evolução do quadro.