Cuidados com a visão durante a pandemia

Cuidados com a visão durante a pandemia

Quais os cuidados com a visão durante a pandemia?

Em tempos de pandemia de Covid-19, todo mundo já sabe da importância de usar máscaras, lavar sempre as mãos e fazer o distanciamento social. Uma outra ação importante dessa lista de cuidados deve ser evitar o contato das mãos com os olhos, pois eles podem ser porta de entrada para o vírus.

O contato de gotículas ou as mãos contaminadas com a mucosa dos olhos pode causar a infecção pelo novo coronavírus. Portanto, é fundamental higienizá-las sempre que for levá-las ao rosto. Use água e sabão ou álcool 70% para fazer a limpeza das mãos.

O distanciamento social também é fundamental, além de higienizar frequentemente óculos, celulares e outros objetos que entram em contato com o rosto.

Ao sair de casa, preciso usar EPI para proteger os olhos?

De modo geral, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como óculos de proteção e protetores faciais, são indicados apenas para profissionais de saúde e profissionais de limpeza ligados de alguma forma a pacientes com suspeita ou confirmação da doença. O uso de EPI está vinculado às recomendações de cada cidade/estado.

Coronavírus e conjuntivite

Um estudo publicado no periódico científico Journal of Medical Virology demonstrou que o novo coronavírus é capaz de causar conjuntivite. O trabalho avaliou a lágrima e secreções da conjuntiva de 30 pacientes com pneumonia derivada da contaminação pelo vírus. As amostras foram analisadas por meio do exame RT-PCR, que diagnostica a infecção pelo Sars-Cov-2. No único paciente com conjuntivite, o resultado deu positivo para a presença do microorganismo no material coletado.

A conjuntivite é um processo inflamatório que pode ser causado por diversos agentes, inclusive pelo novo coronavírus. Isso ocorre quando o vírus entra em contato com a superfície ocular, provocando a inflamação.

A conjuntivite não é o principal sintoma da Covid-19, mas pode ser desencadeada pelo vírus causador da doença.

Cuidados com a visão para quem usa óculos e lente de contato

Quem usa óculos deve cuidar frequentemente da sua limpeza, assim como das mãos.
Pegue nos óculos com a mão higienizada e lave-o com água e detergente neutro em água corrente. Seque com papel toalha ou lenço sem esfregar as lentes. Lembre-se de higienizar também as hastes até as pontas. Prefira não usar álcool 70% nos óculos, pois podem causar danos à lente ou armação.

Se você usa óculos, já deve ter ficado com ele embaçado alguma vez que usou máscara. Já aconteceu com você? Confira algumas medidas que ajudam a evitar esse problema:

1. Sua máscara deve estar ajustada ao rosto, de modo que escape pouco ar pela parte superior da máscara e suba em direção ao óculos;
2. Algumas máscaras possuem uma parte mais rígida na porção superior, um clip, que pode ser moldado no rosto;
3. Se a máscara está frouxa, pode dar um nozinho para deixar as alças mais justas no rosto.

Quem usa lente de contato deve ter atenção redobrada a limpeza e armazenamento das lentes. Alguns cuidados podem ser adotados, entre eles:

1. Limpe a parte externa do estojo no qual você armazena as lentes;
2. Lave o rosto antes de colocar as lentes;
3. Não armazene as lentes em soro fisiológico;
4. Limpe o local onde você vai colocar, retirar ou armazenar as lentes;
5. Evite tocar e coçar os olhos, e caso necessite, higienize as mãos primeiro.

Quando procurar ajuda médica?

Quem apresentar sintomas como piora na visão, dor ocular, olho vermelho, visão de flashes de luz ou sinais de infecção ocular devem procurar atendimento oftalmológico urgente.

É importante reforçar que pacientes com doenças crônicas, como degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e glaucoma avançado, não devem interromper seus tratamentos contínuos, sob o risco de piora irreversível da visão.

Pronto, agora você sabe como cuidar corretamente da visão durante a pandemia de Covid-19. Continue navegando no blog para conferir mais dicas sobre a saúde dos olhos.